Buscar
  • rogeriobaliego

Previdência privada: o caminho para se aposentar

Atualizado: 28 de Jun de 2018

Se você parasse de trabalhar hoje, conseguiria manter o mesmo padrão de vida? É com essa pergunta na cabeça que milhões de brasileiros poupam todos os meses para garantir, no futuro, uma renda que permita aproveitar a aposentadoria com conforto.


Com a queda dos juros brasileiros para patamares mais próximos dos países desenvolvidos, ficou mais difícil para as pessoas acumular patrimônio suficiente para parar de trabalhar e continuar a viver com conforto. Para compensar a Selic menor, os brasileiros têm três opções: começar a poupar mais cedo, trabalhar mais anos ou tomar mais riscos ao investir para a aposentadoria.

Vamos entender as vantagens e as desvantagens das principais formas de poupança de longo prazo disponíveis: os planos PGBL e VGBL, dos fundos de pensão patrocinados pelas empresas e do investimento por conta própria.


Não improvise quando o assunto é gerar renda futura.

Previdência Privada tem benefícios fiscais e legais que o tornam único e incomparável quando trata-se de gerar renda futura.

As instituições financeiras oferecem dois tipos de planos de previdência privada para quem deseja poupar para a aposentadoria: os VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e os PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Para quem entrega a declaração completa do Imposto de Renda, o plano mais indicado é o PGBL, que permite aproveitar incentivos fiscais para pagar menos impostos e multiplicar a poupança.

Já o VGBL pode ser a melhor opção para os demais investidores. O produto é especialmente indicado a quem está pensando em fazer o planejamento sucessório – ou seja, definir quais herdeiros ficarão com o dinheiro. A grande vantagem do VGBL é que é possível determinar quem serão as pessoas que receberão o dinheiro que sobrar após sua morte. Ao contrário de seus outros bens, os recursos aplicados nesse tipo de plano não entrarão no espólio nem no inventário. Isso é um grande negócio por dois motivos. Em primeiro lugar, o processo de partilha dos bens que fazem parte do inventário é judicial, pode demorar alguns anos para ser concluído (em caso de disputas entre herdeiros) e embute custos advocatícios. Já no VGBL o recebimento dos recursos é extremamente rápido – costuma sair em menos de um mês.


Como investir?

Você não precisa fazer tudo por conta própria pelo método tentativa e erro. Entre em contato conosco, e conte com a ajuda de um assessor especializado XP. Nós lhe daremos a orientação em todas as etapas para você realizar o investimento da forma mais rentável e adequada ao seu perfil e objetivos. .



23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo.  Solicite o contato de um de nossos assessores.

© 2019 Green Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos. Todos os direitos reservados.

A marca Green Investimentos é propriedade da Green Investimentos Agente Autônomos Ltda. Toda distribuição de valores mobiliários através da Green Investimentos são executadas pela XP Investimentos S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções, podendo invalidar ordens ou negociações. A Green Investimentos atua apenas como distribuidor de ativos mobiliários e não participa da gestão e ou administração de nenhum dos produtos aqui divulgados de fundos, renda fixa e renda variável.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 por Agencia Plusyou