Buscar
  • rogeriobaliego

Fevereiro-2019. Panorama de Mercado.

Fevereiro 2019 por Research XP


Bolsa, o que está precificado?


Pausa tática é possível em Fevereiro, mas visão estrutural segue otimista


Após alta de 14% do Ibovespa desde o final de dezembro, seguindo menores tensões na frente global e a priorização da agenda reformista pelo novo governo, acreditamos em um respiro no Ibovespa é possível. O índice como um todo negocia próximo à média histórica em múltiplo Preço/Lucro (12,5x, vs. 12,3x), mas nomes expostos à atividade doméstica já negociam a prêmio de 22%. Em outras palavras, o mercado já antecipou parte da melhora do cenário no Brasil, e fevereiro pode trazer volatilidade.



As cartas de Bolsonaro vão literalmente ser postas na mesa, e as expectativas são altas


Desde a posse de Jair Bolsonaro, a reforma da Previdência tem sido foco das discussões, com sinalizações crescentes de que será priorizada na agenda do governo. Nossa equipe de análise política espera que uma proposta final seja enviada ao congresso na metade de fevereiro. Notícias apontam que o governo deve propor uma reforma mais ambiciosa e focará esforços em aprová-la no primeiro semestre na Câmara. Segundo declarações do Ministro Gudes, a economia de gastos com a nova proposta poderia superar R$1 trilhão, acima dos R$800 bilhões estimados com a proposta inicial do ex-presidente Temer. Todos os olhos estão voltados à oficialização da proposta que deve sair do governo, com expectativas elevadas. Uma proposta abrangente é necessária para dar sustentação ao índice nos patamares atuais.



Mercados globais sustentados por negociações EUA-China, políticas de estímulo na China e alívio do Fed


Após um dos meses de dezembro mais difíceis na história, mercados globais se recuperaram 10-15% das mínimas. Atribuímos tal movimento à evolução das negociações comerciais entre EUA e China, à intensificação de políticas de estímulo à atividade na China e a uma postura mais branda do Banco Central Americano (Fed) em relação à alta de juros. O Ibovespa, em dólares, acompanhou esse movimento global. Em fevereiro as atenções estarão voltadas para as negociações China-EUA. Conforme destaca nosso Estrategista Global, Alberto Bernal, vemos um acordo, haja visto os elevados custos de um conflito para ambas partes. Com respeito à China, apesar de esperarmos dados fracos no curto prazo, acreditamos que as medidas de estímulo em curso desde julho devam estabilizar o crescimento no primeiro semestre, e estimamos um crescimento do PIB de 6% em 2019.




6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo.  Solicite o contato de um de nossos assessores.

© 2019 Green Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos. Todos os direitos reservados.

A marca Green Investimentos é propriedade da Green Investimentos Agente Autônomos Ltda. Toda distribuição de valores mobiliários através da Green Investimentos são executadas pela XP Investimentos S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções, podendo invalidar ordens ou negociações. A Green Investimentos atua apenas como distribuidor de ativos mobiliários e não participa da gestão e ou administração de nenhum dos produtos aqui divulgados de fundos, renda fixa e renda variável.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 por Agencia Plusyou