Buscar
  • rogeriobaliego

Como funciona a Portabilidade de Previdência Privada

Se você possui previdência privada aberta (bancos) ou fechada (empresas) saiba que é possível migrar integralmente ou parcialmente seu saldo para uma instituição onde lhe proporcione mais flexibilidade, transparência e rentabilidade.


A portabilidade da previdência privada é interessante para quem deseja trocar o plano de previdência atual por outro com taxas menores, uma estratégia de investimentos mais adequada ou um histórico de rentabilidade melhor, por exemplo.

A portabilidade pode ser interna (entre planos de uma mesma instituição financeira) ou externa (de uma instituição para outra).

Seja como for, a portabilidade da previdência privada permite ao investidor melhorar o desempenho do seu investimento de forma a atingir seus objetivos de longo prazo.


Portabilidade da Previdência requer atenção.

A escolha de um plano de previdência não tem que durar a vida toda. Quem não esta satisfeito com o produto contratado pode pedir a portabilidade para outro plano e outra instituição.

De acordo com a Fenaprevi, 72 mil planos são migrados anualmente. A portabilidade transfere não só os recursos para um novo plano ou instituição, mas preserva características importantes do plano anterior, como tempo decorrido da tabela regressiva, por exemplo. Com esta medida a pessoa não tem que sacar e resgatar os seus recursos, evitando portanto incidência de imposto de renda.

Para que tem conta na XP Investimentos, por exemplo, o processo é 100% digital, extremamente simples, sem qualquer burocracia ou papelada.

"O processo todo leva 15 dias úteis, sem necessidade do cliente ir ao seu banco. Basta enviar um extrato atualizado da previdência atual, que o Assessor providencia digitalmente toda a portabilidade", diz o Assessor de Investimentos Rogerio Baliego.

Após migrar o plano, é possível realocar os recursos em fundos mais rentáveis e até mesmo diversificar os investimentos com fundos multimercado e fundos de ações.

Para conhecer os riscos dos produtos, o cliente deve se aconselhar com um especialista, que no caso de quem tem conta na XP, não representa custo direto para o cliente.

Há algumas restrições para fazer a portabilidade que devem ser observadas pelos clientes. Não é possível, por exemplo, mudar o tipo de plano - de VGBL para PGBL, regime tributário regressivo para compensável, por exemplo.


Portabilidade de Previdência Fechada


Também é possível pedir a portabilidade de um plano de previdência fechado para plano aberto.

No caso dos fundos de pensão, a portabilidade só pode ser pedida se o beneficiário não tiver mais vínculo empregatício com a empresa que ofereceu o plano de previdência como benefício.

Lembrando que, ao portar recursos de um plano fechado para um aberto, não é mais possível resgatar os recursos. Torna-se obrigatório optar por uma modalidade de renda vitalícia ou pela renda mensal por prazo determinado.


Bom negócio.

Portabilidade é indicada para quem busca maior rentabilidade e taxas menores, diversificação, acesso a melhores gestoras de fundos e assessoria especializada. O mecanismo da portabilidade acirrou a competição entre as instituições, e quem ganha é você.


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo.  Solicite o contato de um de nossos assessores.

© 2019 Green Investimentos - Agente Autônomo de Investimentos. Todos os direitos reservados.

A marca Green Investimentos é propriedade da Green Investimentos Agente Autônomos Ltda. Toda distribuição de valores mobiliários através da Green Investimentos são executadas pela XP Investimentos S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções, podendo invalidar ordens ou negociações. A Green Investimentos atua apenas como distribuidor de ativos mobiliários e não participa da gestão e ou administração de nenhum dos produtos aqui divulgados de fundos, renda fixa e renda variável.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 por Agencia Plusyou